Seja bem vindo.
Acesse o Portal do Aluno

Esqueceu sua senha?

Perguntas frequentes

Cursos técnicos são regulamentados pelo MEC – Ministério da Educação, precisam cumprir uma determinada carga horária, estar dentro de um eixo temático e as instituições que desejarem oferecer cursos técnicos precisam solicitar autorização junto ao Ministério da Educação. São cursos cujo objetivo é capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo, proporcionando uma formação mais rápida do que a graduação e o acesso imediato ao mercado de trabalho, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no setor produtivo. Este curso é aberto a candidatos que tenham concluído ou ainda estejam cursando o ensino médio.
Sim. Porém, o aluno deve estar regularmente matriculado e cursando o Ensino Médio, em escolas presenciais ou supletivas, e apresentar declaração de matrícula, ou eliminando disciplinas através dos provões realizados pela Secretaria de Estado de Educação e apresentar certificado parcial de conclusão do Ensino Médio. Só poderá retirar a documentação de conclusão do curso Técnico, mediante a apresentação do Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
Porém, há uma exceção para o curso Técnico em Radiologia, onde é obrigatório o ensino médio concluído para realização da matrícula.
Especializações são cursos realizados após a conclusão do curso técnico, que atualizam e capacitam o profissional que está no mercado de trabalho. Diferentemente do curso técnico, a especialização confere habilidades técnicas específicas a determinado tema, com programas nas mais diversas áreas de conhecimento.  São exemplos: Especialização pós-técnica em Instrumentação Cirúrgica ou em Enfermagem do trabalho, ambas especializações do Técnico em Enfermagem.
Varia de acordo com o curso e a unidade. Geralmente são aceitos novos alunos no decorrer das três primeiras disciplinas. Porém o aluno deverá repor as disciplinas já ministradas em turma seqüente.
O CIENTEC é uma Instituição genuinamente matogrosense, Reconhecida pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC, devidamente Credenciada e Autorizada pelo Conselho Estadual de Educação – CEE.Além da Instituição em si, ter autorização para ministrar cursos Técnicos de acordo com Eixos Tecnológicos fixados pelo MEC, cada curso possui uma Autorização Individual de funcionamento.
Sim! O CIENTEC funciona igual a uma escola regular. O aluno precisa alcançar a média para ser aprovado, e não pode exceder o limite de faltas. As avaliações são realizadas através de provas, trabalhos, seminários, apresentações, atividades interativas e práticas.
O Brasil tem uma grande necessidade de trabalhadores com nível técnico. Isso porque, desde os anos 2000, o número de pessoas com essa formação não acompanhou o crescimento da economia.
Essa carência não só aumentou a quantidade de oportunidades para quem escolhe um curso técnico como também garantiu o crescimento do salário pago a esses profissionais. Logo, realizar um curso técnico pode ser uma excelente maneira de ingressar no mercado de trabalho.

Diferente dos cursos técnicos, os cursos livres não têm uma regulamentação específica. Entende-se por curso livre aqueles que são ministrados em pequena carga horária e que tem por objetivo tratar de um assunto muito específico. Um curso de computação, idiomas, corte e costura, curso de flores artificiais, curso de bordado, entre outros exemplos. As escolas que oferecem cursos livres não estão sujeitas a autorização do MEC ou das secretarias estaduais de educação. Essas escolas são registradas como empresas comuns dentro do segmento de cursos. Os cursos livres as vezes são chamados também de cursos profissionalizantes.

Sim, eles servem como uma ótima opção para se utilizar em atividades complementares exigidas pelas faculdades. Mas, eles não se limitam somente a isso, podem servir também para uma série de outras coisas. Você pode fazer um curso livre com o objetivo de se atualizar no seu ramo, seja ele qual for, existem diversas possibilidades. Podendo também lhe tornar mais capacitado e profissionalizado para o mercado de trabalho. Além do mais quem não gosta de ter um currículo bem recheado? Pois os cursos livres podem lhe oferecer isso. É uma ótima experiência.
MUDAR DE CIDADE
estou em: